O braço social do Moza Banco, Clube Moza, e a Universidade do Save (UniSave) assinaram, recentemente, um memorando de entendimento que estabelece a cooperação estratégica de ambas as instituições para o reforço das acções em prol da inclusão juvenil, equidade de género e promoção da dignidade menstrual.
À luz do acordo, os estudantes da UniSave poderão beneficiar, segundo revela uma nota de imprensa do Moza Banco, de capacitações, através do Programa Acelerado de Desenvolvimento de Competências, que visa reforçar a formação em língua inglesa e outras competências transversais essenciais à empregabilidade e ao empreendedorismo.
Ao mesmo tempo, o memorando prevê a integração do tema da dignidade menstrual na formação dos professores da UniSave, garantindo que sejam sensíveis às necessidades da mulher estudante e que promovam uma abordagem educativa inclusiva e alinhada às questões de género, dentro e fora da Universidade.
Para Catarina Nhapossa, reitora da Universidade do Save, o memorando ora assinado resulta da vontade das duas instituições de continuar a trazer mudanças significativas para o bem-estar da juventude, em especial da mulher e da rapariga. “Queremos que os nossos estudantes, sobretudo os futuros professores, saiam da formação preparados para transformar as comunidades que irão servir. Esta colaboração é um exemplo de como a universidade pode ir além das salas de aula e impactar positivamente o País”, asseverou a reitora.
Já o presidente do Clube Moza, Inácio Fernando, afirma que este é mais um passo significativo na construção de pontes transformadoras para a juventude moçambicana. “A Universidade do Save, ao juntar-se a nós, demonstra que o ensino superior moçambicano está alinhado com os desafios contemporâneos da inclusão, da sustentabilidade e da justiça social. A integração do tema da dignidade menstrual na Universidade é um marco. Esta parceria é mais do que um protocolo: é um compromisso com o futuro do País”, sublinhou.
Ainda sobre o tema, o presidente da Comissão Executiva do Moza, Manuel Soares, reitera que estas acções têm o principal objectivo de melhorar a vida dos moçambicanos, “traduzindo em acções os valores do banco, com destaque para o ‘ganhar juntos’, através do qual pratica-se o amor ao próximo, a união e a solidariedade”.
Durante a cerimónia, houve ainda espaço para a apresentação de propostas comerciais, com o objectivo de permitir que os colaboradores da universidade pudessem conhecer e potencialmente aderir às soluções do Moza, acção que culminou com a abertura oficial da conta da UniSave no Moza Banco.